terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Execução da Atividade Planejada

Execução da atividade planejada

A sequência didática "Trabalho Infantil: construindo saberes através dos gêneros" foi desenvolvida na 1ª série “E” do Ensino Médio da Escola Craveiro Costa. A atividade fazia parte de uma das ações do PDE 2009 da escola, o concurso de redação.
A atividade foi muito proveitosa e interessante, apesar de bem cansativa. Os alunos se envolveram de forma surpreendente, realizando as etapas com muita empolgação e adquirindo os conhecimentos esperados. Alguns deles até foram além do esperado, chegando a trazer para a roda de discussões textos e vídeos que eles mesmos encontraram na internet.
O júri simulado foi extremamente positivo, pois, além de os alunos desenvolverem bem os argumentos contra e a favor do Trabalho Infantil (personificado), conseguiram trazer para a sala depoimentos reais de crianças trabalhadoras. Houve depoimentos muito emocionantes, que nos ajudaram a asseverar ainda mais a ideia de que a erradicação do trabalho infantil está longe de acontecer e, se acontecesse de uma hora para outra, muitas crianças morreriam de fome nesse país onde inúmeras famílias não têm a menor condição de subsistência sem o trabalho dos pequeninos.
O uso dos endereços da internet acelerou e facilitou bastante o processo, pois, diferentemente das outras vezes em que precisávamos trabalhar as produções textuais, não gastamos os recursos da escola para reproduzir textos para toda a turma e, muito menos, precisamos usar exaustivamente o quadro-de-giz. Com essas facilidades, o trabalho fluiu com naturalidade e me deixou muito entusiasmada a usar todos os recursos tecnológicos que auxiliem minha prática pedagógica e facilitem a aquisição do conhecimento por parte do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário